domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ensino de LE + Cultura?

Quando nos comunicamos em outra língua, acreditamos que o fato de sabermos falar a língua assegura a efetividade da comunicação. Mas, será que isso é verdade? Muitas vezes, a mensagem pode ser mal interpretada, mesmo estando "linguisticamente" bem formulada, porque pertencemos a culturas diferentes, e vivemos em um mundo de percepções diferentes.

As pessoas não compartilham apenas a mesma língua, mas também experiências profundas de vida, as quais variam de cultura para cultura. Então, para uma comunicação real é importante aprender a interpretar além dos signos escritos e falados.

Oliveras (2000) afirma que a cultura é o meio de comunicação do homem e que ela abrange todos os aspectos da vida humana. Através da cultura podemos entender como as pessoas se expressam emocionalmente, a forma de pensar, resolver problemas e até mesmo a maneira como se organizam nos sistemas econômicos e políticos. Dessa forma, considerando a união entre língua e cultura, é possível afirmar que é impossível aprender uma língua sem aprender a cultura. Há quem diga que essa afirmação não procede, pois ao aprendermos outra língua possuímos objetivos diferentes.
Você concorda ou discorda?

2 comentários:

  1. maria rita berto de oliveira11 de maio de 2010 às 08:51

    Olá, Professora Nair. Sou Professora de Espanhol do IFRO e concordo plenamente com a ideia de que língua e cultura estão intimamente ligadas. Por experiência própria mesmo.
    Posso exemplificar em uma outra ocasião. Parabéns pelo blog, está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Maria Rita,

    Obrigada pelas palavras incentivadoras.
    Adoraríamos ter seus exemplos publicados aqui no blog. Aguardamos sua contribuição.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir