domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ensino de LE + Cultura?

Quando nos comunicamos em outra língua, acreditamos que o fato de sabermos falar a língua assegura a efetividade da comunicação. Mas, será que isso é verdade? Muitas vezes, a mensagem pode ser mal interpretada, mesmo estando "linguisticamente" bem formulada, porque pertencemos a culturas diferentes, e vivemos em um mundo de percepções diferentes.

As pessoas não compartilham apenas a mesma língua, mas também experiências profundas de vida, as quais variam de cultura para cultura. Então, para uma comunicação real é importante aprender a interpretar além dos signos escritos e falados.

Oliveras (2000) afirma que a cultura é o meio de comunicação do homem e que ela abrange todos os aspectos da vida humana. Através da cultura podemos entender como as pessoas se expressam emocionalmente, a forma de pensar, resolver problemas e até mesmo a maneira como se organizam nos sistemas econômicos e políticos. Dessa forma, considerando a união entre língua e cultura, é possível afirmar que é impossível aprender uma língua sem aprender a cultura. Há quem diga que essa afirmação não procede, pois ao aprendermos outra língua possuímos objetivos diferentes.
Você concorda ou discorda?

Quem sou eu